domingo, 15 de novembro de 2015

Jess na Festa do Pijama

Voltando ao livro "A Sociedade Cinderela", o capítulo 1 terminou com Jess recebendo um convite misterioso para comparecer a um lugar chamado Moinho às 19h, usando o broche que foi entregue junto com o convite.

No capítulo 2, Jess vai ao Moinho (que, no fim das contas, é uma lanchonete) na hora marcada, usando o broche. Apesar de o local estar cheio, ela consegue mais uma vez dar de cara com Lexy e sua gangue lá dentro. Depois de mais algumas alfinetadas sobre o fato de que Jess não tem amigos, Lexy "acidentalmente" derruba seu café quente no peito dela. Essa cena tem dupla finalidade: ela não apenas deixa claro que Lexy é a Garota Popular Malvada (para aqueles leitores mais distraídos que já tiverem esquecido dessa informação importante que só foi repetida meia dúzia de vezes no capítulo anterior), mas também é a deixa para que entrem em cena Sarah Jane e Kyra, as co-capitãs da equipe de líderes de torcida e Garotas Populares do Bem. Sarah Jane e Kyra são pessoas tão incríveis, mas tão incríveis, que apesar de serem as "garotas mais bonitas e populares da escola", são "pessoas tranquilas, não divas". Bonitas, populares e não são do mal? Alguém dá um Prêmio Nobel da Paz para essas duas.

Antes de prosseguir, eu queria só fazer um comentário sobre "o cabelo louro brilhante e as maçãs do rosto salientes de Sarah Jane em um formidável contraste com o cabelo castanho e a pele perfeita de Kyra". O que são maçãs do rosto salientes? Isso deve ser uma coisa positiva porque protagonistas frequentemente tem maçãs do rosto salientes, mas eu não faço a menor ideia do que seja isso. Se alguém souber explicar, cartas para a redação, por favor.

Voltando à estória, Sarah Jane e suas maçãs do rosto salientes resgatam Jess e a levam para o banheiro feminino para limpar a sujeira e aplicar toalhas de papel molhadas com água fria sobre a pele queimada. Alguns minutos depois, Kyra se junta a elas, anunciando que Lexy e sua gangue foram embora em três SUVs, o que aparentemente é muito sério, mas ninguém explica por quê então vamos deixar pra lá.

Sem explicar o convite, nem o broche, nem nada (na verdade, sem nem dizer explicitamente que foram elas que mandaram o convite), Sarah Jane e Kyra informam a Jess que ela vai participar de uma festa no pijama na casa de Cassandra, uma ex-aluna e ex-líder de torcida da escola delas. E Jess vai porque, ora, por que não? Até algumas horas atrás essas pessoas mal falavam com você e agora estão te colocando no carro e te levando para passar a noite na casa de uma pessoa que você não conhece. Normal, né?

Elas fazem uma rápida parada na casa de Jess para que ela pegue suas coisas e avise à mãe que vai passar a noite na casa de uma completa estranha cujos pais podem ou não estar presentes, mas tudo bem porque algumas líderes de torcida vão estar lá, então, hum... esporte é vida? Enfim, aprendemos também que a mãe de Jess era uma importante auditora que parou de trabalhar para ficar em casa agora que está grávida de gêmeos e que Jess tem um certo ciúme disso porque a mãe não apenas nunca largou o trabalho para ficar com ela como também a deixou se virar sozinha desde os 12 anos de idade.

Jess promete voltar para casa a tempo de ajudar a mãe a pintar o quarto dos gêmeos no dia seguinte, joga algumas roupas na sua bolsa, inclusive "o que quer que estivesse limpo na gaveta de lingerie", o que... ECA! Meu armário era um caos quando eu tinha 16 anos e continua sendo até hoje, mas eu nunca tive roupa suja dentro da gaveta de lingerie.

Cassandra mora em uma mansão, é ainda mais bonita do que Sarah Jane e Kyra e é — atenção para mais uma reviravolta da trama — irmã de Ryan e Lexy!

"Oooooooooh!"
© Creatista | Dreamstime.com - Screaming Man In Drag Photo

Ao perceber isso, Jess entra em pânico e conclui que tudo aquilo foi mais um plano maquiavélico de Lexy para humilhá-la na sua casa. E eu até poderia acusá-la de estar sendo paranoica, mas, considerando que a Lexy já conseguiu encontrá-la e atormentá-la quatro vezes só hoje no período entre o término das aulas e as 19h, eu também já estou começando a desconfiar que a Lexy está obcecada pela Jess.

Jess começa a tentar arrumar um jeito de cair fora dali discretamente. Ela se vira para pegar sua bolsa e dá um baita encontrão em (vamos ver quem adivinha):

(a) Lexy.
(b) Ryan.
(c) a empregada que vinha entrando carregando uma bandeja de bebida.
(d) ninguém; Jess pega suas coisas e sai rapidamente dali sem dar vexame.

A resposta certa, claro, é Ryan. Ryan, que só estava ali para buscar o seu iPod, já que a festa do pijama é no estilo Clube da Luluzinha, sorri para Jess, faz uma piada sobre eles estarem sempre se esbarrando e vai embora. Depois que ele sai, Cassandra garante a Jess que Lexy não vai estar presente naquela noite, pois ela, ao contrário de Jess, não recebeu um convite e um broche. Bom, mas ela mora aqui, né, Cassandra? Mesmo que ela tenha planos de passar a noite fora, sempre pode mudar de ideia e resolver voltar pra casa.

De qualquer modo, Jess se deixa convencer e vai se unir a Sarah Jane, Kyra e as demais convidadas, concluindo que é "a hora de encontrar [seu] destino."

E é isso. Fim do capítulo. Dez por cento do livro já se foi.

Resumo do capítulo 2:
  • A mãe de Jess era uma Mulher Super Focada Na Carreira e Sem Tempo Para a Família até ficar grávida dos gêmeos e largar o emprego para ficar em casa com eles.
  • Sarah Jane e Kyra são Garotas Populares do Bem que parecem estrelas de cinema, mas não agem como divas.
  • Cassandra é uma Garota Popular do Bem Sênior, já que ela já terminou o ensino médio (eu pesquisei e aprendi que esse é o nome correto: não se diz mais segundo grau), é ainda mais bonita que Sarah Jane e Kyra e mora em uma mansão.
  • Jess compareceu ao Moinho na hora marcada usando o broche que recebeu com seu convite misterioso.
  • Jess foi humilhada por Lexy, a Garota Popular Malvada (pela quarta vez).
  • Sarah Jane e Kyra ajudaram Jess e a levaram a uma festa do pijama na casa de Cassandra.
  • Jess deu um encontrão em Ryan, seu Interesse Romântico Inatingível (pela segunda vez).
  • A Garota Popular do Bem Sênior, a Garota Popular Malvada e o Interesse Romântico Inatingível da Protagonista são irmãos!!!! Conflito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário