sábado, 5 de setembro de 2015

Cadê o Manipulador Que Estava Aqui?

Na semana passada eu fiz a atualização do sistema operacional do meu computador, do Windows 8 para o Windows 10. Para minha grata surpresa, o processo foi simples, razoavelmente rápido e quase sem incidentes. E digo quase porque, embora na hora eu não tenha notado, o Windows fez o favor de desconfigurar o manipulador padrão de links de e-mail do Chrome. Não, Microsoft, eu não vou usar o seu programa de e-mail: já faz mais de 10 anos que eu só uso webmail e pretendo continuar assim. E mudar a configuração dos meus aplicativos na marra não é exatamente a melhor forma de me conquistar. Fica a dica.

Como eu disse, na hora eu não notei; só percebi hoje quando cliquei em um link de e-mail e, ao invés de ir direto pro Gmail, me deparei com uma janela para selecionar o aplicativo padrão para abrir esse tipo de link. Até aí, seria só a Microsoft sendo sem noção; o problema é que as opções oferecidas eram, como eu disse, aplicativos instalados no meu computador e o Gmail... não é um aplicativo instalado no meu computador. Selecionei o Google Chrome, mas não adiantou: os links de e-mail passaram a abrir uma tela em branco.

Bom, mas isso deve ser fácil de resolver, né? Vamos ao Google: é claro que o Google vai me dizer como configurar o navegador do Google para usar o webmail do Google, né? Né, Google? Google?

A sugestão mais comum que eu encontrei foi entrar nas configurações avançadas do Chrome, clicar no botão "Configurações de Conteúdo" (dentro da seção "Privacidade") e depois, na seção "Manipuladores", clicar no botão "Gerenciar Manipuladores". Fiz tudo isso e minha recompensa foi uma tela chamada "Manipuladores de protocolo" contendo uma lista de manipuladores ativos vazia e nenhuma opção de incluir novos manipuladores.

Hora de tentar o plano B.

O que fazer, então? A segunda sugestão foi acessar minha conta no site do Gmail e responder que sim quando me perguntarem se eu quero tornar o Gmail o cliente padrão de e-mail. Tá, mas e se eu acessar minha conta e ninguém me perguntar nada, faço o quê? Grito "Sim!" assim mesmo, bem alto, pra tela do computador?

Hora de tentar o plano C.

Finalmente, em um dos fóruns do Gmail, vi a terceira sugestão, que finalmente funcionou, mas é tão bizarra que estou compartilhando aqui. Em primeiro lugar, fiz logout e entrei de novo na conta do Google. Quando acessei meu e-mail, apareceu não uma mensagem, mas um ícone na barra de endereço, representando... Sei lá o que esse ícone significa.

O Olho de Sauron?

O fato é que, clicando neste ícone, finalmente apareceu a esperada pergunta: "Permitir que o mail.google.com abra todos os links de e-mail?". Sim! Pronto, problema resolvido: e viveram todos felizes para sempre até o Windows 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário