domingo, 7 de setembro de 2014

Zombies, Run! 5K

Se há cinco anos atrás alguém me dissesse que algum dia eu estaria correndo três vezes por semana e adorando, eu teria rido muito dessa pessoa. Se essa mesma pessoa me dissesse que eu iria levantar mais cedo pra correr antes de ir pro trabalho, que eu iria sair pra correr na chuva, que esperaria ansiosa pelos dias de corrida... eu teria parado de rir e começado a me afastar lentamente porque doido, sabe como é, a gente não contraria.

Mas um dia, aconteceu. Eu estava chateada com um monte de coisas e comecei a abrir novas frentes na minha vida, trabalhar outras áreas do cérebro, aplicar aquela máxima do "não adianta esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas de sempre". E aí, bem no meio desse momento de novas experiências, duas coisas aconteceram praticamente na mesma semana: uma amiga me mandou um convite pelo Facebook para a Corrida de Intendentes da Marinha e eu encontrei, bisbilhotando na Play Store, um aplicativo chamado Zombies, Run! 5K. Foi amor ao primeiro clique: o aplicativo é uma mistura de jogo e programa de condicionamento físico... e zumbis! São oito de semanas de treinamento até chegar aos 5 Km, num ritmo tranquilo que até eu consigo acompanhar. E digo "consigo" (e não "consegui") porque um tênis pouco adequado e alongamento insuficiente me renderem uma periostite que me deixou sem correr antes que eu conseguisse chegar ao fim das oito semanas.

Assim, hoje, com um tênis de melhor qualidade, investindo mais tempo em alongamento antes de cada treino, fazendo Pilates duas vezes por semana, trabalhando na eliminação dos quilos a mais e com o aval de um ortopedista especializado em medicina esportiva, estou começando a minha terceira semana bem-sucedida de treinamento como Corredora nº 5 da cidadezinha de Abel, parte da equipe encarregada de, de tempos em tempos, deixar a segurança da cidade para buscar comida, suprimentos médicos, munição e o que mais for necessário para resistir ao cerco dos zumbis.

O divertido do aplicativo é que ele tem toda essa estória que serve de pano de fundo para o programa de treinamento. Assim, as instruções recebidas pelo "rádio", embora sigam o programa, vêm sob a forma de "um zumbi notou você e está te seguindo, apresse o passo". E nas partes silenciosas, o aplicativo toca as músicas de uma seleção das músicas que eu tenho no celular.

Na minha última missão me pediram pra aproveitar os dez minutos iniciais do meu treino, que consistiam em uma caminhada de aquecimento, para recolher sucata do lado de fora da cidade. Lá pela metade do treino, ainda do lado de fora, o pessoal que fica de vigia enquanto eu treino viu que um grupo de zumbis tinha me visto e estava vindo na minha direção; me avisaram pelo rádio para eu dar meia volta e continuar o treinamento, mas voltando em direção à cidade. Fiz o resto do treino escutando enquanto monitoravam o avanço dos zumbis que se aproximavam cada vez mais de mim e me diziam para não diminuir o ritmo. O fim do treino foi feito ao som das sirenes que anunciam a abertura dos portões da cidade e dos gritos de "entra logo, entra logo".

Deve ter gente que prefere uma coisa mais tradicional, como corrida acompanhada só de música ou mesmo sem nada; quanto a mim, esse aplicativo parece ter sido feito sob medida para a minha loucura.

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário