quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pontos Perdidos do Claro Clube: a Luz no Fim do Túnel

Já era para eu ter postado a continuação da saga da busca dos meus 2.900 pontos perdido do Claro Clube, mas, resfriado, crise alérgica, aniversário de criança, dever de casa do curso de italiano, dentista... Não deu.

Na segunda-feira, já tendo passado as 24 horas necessárias para, segundo a Claro, colocar o sistema de novo no ar depois da manutenção, liguei de novo. Após selecionar a opção 9 ("Falar com um de nossos atendentes"), falei com a atendente A., ou melhor, escutei a atendente A. recitar um discurso pronto sobre o sistema estar em manutenção (ainda!) e eu precisar ligar de novo em 24 horas, e tenha uma boa tarde e... só. Sério. Desligou na minha cara. Não tenho palavras. Vou ter amanhã, quando ligar pra fazer uma reclamação formal, mas agora não tenho.

Ontem, então, liguei de novo. Tinha reunião cedo no trabalho, por isso peguei um táxi e, assim, aproveitei para ligar do táxi: dá mais ou menos meia hora da minha casa pro trabalho, parecia uma boa ideia. Entrei no táxi, dei o endereço de destino para o motorista e liguei para a Claro. Selecionei a opção 9 de sempre, falei com a atendente A. (outra A., não a mesma da véspera, graças a Deus). Contei minha história toda de novo e A. até que foi educada e prestativa, me transferiu para o setor de Retenção e... lembra que no post de 18/05 eu tinha dito que a Retenção é onde as empresas colocam os melhores atendentes, porque, afinal de contas, o cliente que é encaminhado para lá é porque está querendo cancelar alguma coisa e o atendente precisa convencê-lo a mudar de ideia? Bom, esquece tudo o que eu falei, porque o atendente W. deu uma aula de como perder um cliente:
  1. Me fez repetir toda a história que eu já tinha contado para a atendente A.
  2. Explicou detalhadamente todo o processo de aquisição de um novo aparelho, ignorando a minha explicação de que (1) eu não adquiri aparelho nenhum porque a ligação caiu antes de confirmar a operação e (2) eu só concordei em receber o aparelho, para princípio de conversa, porque a atendente tinha dito que era sem custo.
  3. Alegou que não havia sido resgatado "absolutamente nenhum ponto" do Claro Clube.
  4. Quando eu insisti que, além do SMS da Claro informando o resgate, eu tinha consultado o extrato de pontos no site da Claro, tentou de todas as formas me fazer concordar que eu tinha adquirido um aparelho novo usando meus pontos do Claro Clube.
Basta dizer que eu cheguei no trabalho, paguei a corrida, saltei do táxi, entrei no elevador (onde a ligação, miraculosamente, não caiu), cheguei no meu andar, consegui que os demais participantes da reunião fizessem a caridade de adiar o seu início até eu terminar a ligação e só então consegui que W. pelo menos pedisse o número do protocolo da ligação que deu origem a esse drama todo. Mais de 40 minutos de ligação para que W. chegasse à seguinte brilhante solução: como a ligação tinha caído e a operação de aquisição do aparelho tinha ficado inacabada, eu deveria esperar que a atendente que tinha me ligado para oferecer o aparelho ligasse de novo para concluir a operação, para então eu dizer a ela que recusava a oferta e ter meus pontos creditados de volta.

Muito chocado porque eu não aceitei essa solução tão razoável, W. teimou, teimou e teimou antes de finalmente concordar em transferir a ligação para o supervisor G. que, aleluia!, demonstrou um pouco de sensatez e me disse que eles iriam fazer a solicitação de devolução dos pontos em até 5 dias úteis. Ele transferiu a ligação de volta para W., que me perguntou se podia me ajudar em mais alguma coisa, como se o atendimento terminasse ali. Só quando eu disse que G. havia me transferido de volta para ele para que ele solicitasse a devolução dos meus pontos foi que ele tomou as providências e concluiu o processo após CINQUENTA E TRÊS MINUTOS de ligação e eu pude finalmente ir participar da minha reunião com meus colegas de trabalho extraordinariamente pacientes e compreensivos (particularmente compreensivos quando eu falei que estava no telefone com a Claro).

Não vou dizer que o problema já está resolvido porque os pontos ainda não foram creditados e eu só vou acreditar vendo. Mas, agora que eu já tenho um número de protocolo e uma confirmação da Claro de que os pontos foram resgatados indevidamente e serão devolvidos, daqui a 5 dias úteis ou são meus pontos de volta ou é ANATEL neles.

Estatística atualizada:

Telefonemas para a Claro: 10
Números de protocolo: 10
Vezes que eu contei a história: 11
Atendentes: 11
Supervisores: 1
Tempo gasto no telefone: 01:58:22
Soluções: 1? (veremos em 5 dias úteis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário