sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Preço do Celular Gratuito

Este blog anda meio abandonado desde o início de abril: tenho vários posts pela metade, mas nenhum publicado. E aí eis que vem a Claro me ajudar, me dando um assunto de bandeja. Eu quase diria que me deu o assunto de graça, se o assunto não fosse justamente a dificuldade que estou tendo para recuperar os 2.900 pontos do Claro Clube que se perderam nessa brincadeira.

Enfim, tudo começou hoje, ou melhor, ontem, porque já passa de meia-noite... Na quinta-feira, eu voltava do almoço e recebi um telefonema da Claro para me dizer que, devido ao meu excelente relacionamento com a Claro... Peraí, pára tudo! Excelente relacionamento? Pra achar que o relacionamento que eu tenho com a Claro é excelente, não quero nem pensar em que tipo de lar foi criada a pessoa que bolou essa campanha e escreveu esse discurso.

Excelente relacionamento ou não, o fato é que a Claro queria me oferecer um aparelho novo, sem custo. Achei meio esquisito, já que há cerca de dois meses eles já me deram um telefone novo (que eu dei pro meu irmão porque era um Windows Phone e nenhum dos meus aplicativos habituais rodava nele...), mas aceitei assim mesmo. Afinal, eu comprei um aparelho novo para mim no mês passado usando o desconto do meu plano, então já estou presa à Claro por mais um ano mesmo. E minha mãe sempre gosta de herdar os meus aparelhos antigos, então eu poderia dar esse novo para ela.

Conferi agora no registro de chamadas do celular: entre me oferecerem o aparelho, eu aceitar, gerar o número do protocolo e começar a confirmar os dados cadastrais (a Claro adora confirmar os meus dados cadastrais), a ligação durou 8 minutos. No fim das contas, eu já estava de saco cheio e arrependida de ter aceitado e, quando a ligação caiu, guardei o celular de volta na bolsa e esqueci o assunto. Depois eu até vi que a atendente ainda tentou me ligar de novo umas duas vezes, mas o celular estava dentro da bolsa, eu estava em plena Avenida Rio Branco no horário de almoço, claro que não escutei. Mas também a essa altura do campeonato eu não queria nem mais saber de aparelho nenhum, se isso significasse que teria que começar aquele processo todo de novo.

Não pensei mais no assunto até umas duas horas depois, quando chegou um SMS da Claro me informando que o "[meu] resgate de 2.900 pontos no Claro Clube foi realizado com sucesso". Duas coisas me passaram pela cabeça ao ler essa mensagem: (1) eu não cheguei até o fim do processo de confirmação, então como assim a operação já foi feita? e (2) em que universo "resgate de 2.900 pontos no Claro Clube" significa "sem custo"?

Já com raiva de mim mesma por ter aceitado a porcaria do aparelho só porque é de graça e jurando nunca mais aceitar outro desses "presentes" da Claro, eu recolhi as minhas coisas porque tinha reunião no cliente dali a 45 minutos e fui ligando para a Claro enquanto saía do escritório para pegar um táxi na rua.

Ligação 1
  1. Liguei para o Atendimento Claro, peguei o número do protocolo gerado por aquela simpática URA (Unidade de Resposta Audível, também conhecida como "gravação idiota que recita as opções do menu bem devagar e sempre deixa a opção que me interessa por último") e... a ligação caiu.
Ligação 2
  1. Liguei de novo, anotei outro número de protocolo, escutei todas as opções até chegar em "Falar com um de nossos atendentes" (opção 9, claro, se não fosse a última não teria a menor graça).
  2. Falei com o atendente J., expliquei a situação e ele transferiu a ligação para outro setor, onde falei com a atendente A., para quem tive que repetir toda a história (em desrespeito ao artigo 12º do decreto nº 6.523, que determina que "é vedado solicitar a repetição da demanda do consumidor após seu registro pelo primeiro atendente". Na verdade, tive que repetir a história para A. mais de uma vez, porque eu falava uma coisa e ela respondia outra, como sói acontecer nas centrais de atendimento, até que... a ligação caiu de novo.
Ligação 3
  1. Com muita fé e sem medo de ser feliz, liguei de novo e peguei mais um número de protocolo.
  2. Como J. tinha dito ao transferir a ligação que ia me passar para a equipe responsável pelo Claro Clube, tentei as opções "Reclamações" (6) e "Claro Clube" (4). Achei que assim iria direto para o setor certo, mas a atendente A. (outra A.), depois de escutar minha história me transferiu e... ponto para quem disse que a ligação caiu.
A essa altura do campeonato, eu já tinha chegado no cliente e estava na hora da reunião, por isso só pude ligar de novo no fim da tarde.

Ligação 4
  1. Mais uma ligação, mais um número de protocolo: já estou formando uma bonita coleção.
  2. A. tinha me dito, antes de a ligação cair, que ia transferir a ligação para a equipe que tinha me "vendido" a promoção (nem me animei a insistir que "sem custo" não é venda), por isso dessa vez tentei a opção "Pacotes de serviço e promoções" (5).
  3. Contei tudo de novo para a atendente R., que me transferiu para Televendas. Lá falei com a atendente C. (ou K., não sei), que me disse que só trabalha com banda larga e me transferiu para o setor que trabalha com o Claro Clube.
  4. Lá falei com a atendente F., que deu alguma justificativa da qual não me lembro mais para me transferir para a atendente S. (pelo menos eu acho que o nome começa com S: Claro, curso de dicção pra essa galera do atendimento, urgente!).
  5. S. me disse que a "venda" (de novo essa palavra!) não constava do sistema, mas que pode levar até 48 horas para uma venda aparecer no sistema do atendimento e pediu que eu ligasse de novo no dia seguinte, sexta-feira. E claro que a ligação caiu enquanto eu reclamava do absurdo que é eu ter que ligar de novo quando a Claro já está ciente do problema e sabe qual é a solução que eu desejo (meus pontos de volta).
Os números até agora são:

Telefonemas para a Claro: 4
Números de protocolo: 4
Vezes que eu contei a história: 7
Atendentes: 7
Tempo gasto no telefone: 0:32:13
Soluções: 0

Amanhã tem mais, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário