sábado, 2 de fevereiro de 2013

Alfredo Buendía

Ontem parei na esquina da Buenos Aires com a Gonçalves Dias para apreciar o trabalho do músico  francês Alfredo Buendía e aproveitei para comprar o CD "Jazz Melodies", com diversas músicas cantadas e/ou tocadas (no trompete) por ele e por uma banda que, infelizmente, permanece anônima.

Sempre fico com um pouco de pé atrás em relação a instrumentos de sopro, mais ainda em se tratando de jazz, um estilo cujos trombetes e clarinetes tendem a ser estridentes demais para o meu gosto (não adianta jogar pedra, acho mesmo). Não entendo nada de jazz, por isso aceito a palavra do artista de que as músicas do CD "Jazz Melodies" são efetivamente jazz, mas admito que achei o trompete extremamente agradável em todas elas.

A voz e o trompete se alternam na melodia acompanhadas pelo piano e pela bateria para criar um CD bem gostoso de escutar. Na faixa 12 (Dream a Little Dream Of Me), entrou um outro instrumento que a princípio eu pensei que fosse de corda, mas depois fiquei na dúvida: alguma coisa da família do xilofone, talvez? Não sei, sou péssima pra identificar instrumentos: de qualquer modo, gosto muito dessa música, e o arranjo não me decepcionou. Já na faixa 15 (Beautiful Love), há um instrumento de corda com certeza, substituindo o piano; nesse, eu apostaria em violão, porque é um instrumento que conheço melhor.

O sotaque do artista é perceptível, mas sutil o suficiente para não prejudicar em nada a experiência. Teria sido interessante escutar alguma coisa em francês também: deve haver jazz em francês, não? Nova Orleans não é considerada a capital mundial do jazz?

Finalmente, ao escrever este post, uma surpresa agradável: ao visitar o site do artista, encontrei um texto sobre a figura do artista de rua que descreve exatamente o que eu penso desse trabalho, bem como postei aqui no blog há algum tempo atrás.

"Você está andando para o trabalho ou passeando na cidade, e de repente ouve uma melodia. Essa música abre um espaço na cidade, um espaço onde um artista vai transmitir sensações, sentimentos, energias que vão lhe tocar. Muitas vezes pessoas falam assim: « estava com meus problemas na cabeça e ouvi uma música linda. O mundo mudou em um segundo, e fiquei parado, esquecendo de tudo »."

Isso aí que o Alfredo Buendía disse.


Faixas preferidas:
4 - What's New
5 - Blue Moon
7 - What a Wonderful World
16 - Embraceable You

Nenhum comentário:

Postar um comentário